Hermasa inicia Curso Preparatório para Marinha Mercante

Publicado em 15 de março de 2007   |   0 Comentários

Alunos durante aula do curso preparatório para Marinha Mercante

Alunos durante aula do curso preparatório para Marinha Mercante

Capacitar jovens para ingressarem no mercado de trabalho é o principal foco do curso preparatório para ingressar na Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), localizada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA-Belém/PA). O curso preparatório, que acontece de 26 de fevereiro a 22 de agosto de 2007, é desenvolvido gratuitamente na Escola de Fluviários André Maggi, em Itacoatiara (AM), pela Hermasa Navegação da Amazônia (empresa do Grupo André Maggi).

De acordo com a coordenadora do curso, Joice Soraia Johann, a intenção da Hermasa é melhorar o índice de aprovação na EFOMM e assim, a longo prazo, absorver esses novos profissionais. “Não temos profissionais qualificados no município para preencher as posições mais graduadas da nossa frota, então frequentemente, temos que trazer pessoas de fora. O que gera um tempo de procura e adaptação maior. Com o curso de preparação queremos valorizar os talentos locais”, explica Joice.

As provas da EFOMM acontecem no segundo semestre do ano e se aprovado o aluno sai com o diploma de Bacharel em Ciências Náuticas, o que possibilita, por exemplo, assumir o posto de Comandante de uma embarcação. Atualmente a Hermasa já mantém, em parceria com a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, a Escola de Fluviários que forma marinheiros auxiliares e fluviais.

Participaram do processo seletivo, para preencher as 40 vagas disponíveis para o curso preparatório, 516 candidatos (entre homens e mulheres) que deveriam ter entre 17 e 23 anos; ser solteiro (a); não ter filhos e estar concluindo ou já ter concluído o Ensino Médio. Com material didático moderno, utiliza-se o Sistema Positivo de Ensino e bons professores, sem custo algum para os estudantes, o curso preparatório para a EFOMM é talvez, para os jovens locais, uma oportunidade única de seguir uma carreira profissional.

Departamento de Comunicação

Bookmark and Share